sexta-feira, 30 de março de 2018

MARÇO DE 1952: A PASTEURIZAÇÃO DO LEITE ERA TORNADA OBRIGATÓRIA E A RUA JOÃO FERRARA ENTREGUE

Louis Pasteur (1822-1895), descobriu em 1864 que ao aquecer certos alimentos e bebidas acima de 60°C por um determinado tempo e depois baixar bruscamente a temperatura do produto,  havia significativa redução do número de micro-organismos.

No final do século XIX, Franz von Soxhlet propôs a aplicação do procedimento da pasteurização para o leite "in natura", comprovando que o processo era eficaz para a destruição das bactérias existentes neste produto. Esse procedimento mostrou-se fundamental para preservar a saúde dos consumidores.  

A Folha da Manhã de 6 de março de 1952 noticiava que a medida seria obrigatória em nossa cidade, o que provocou a revolta dos leiteiros da cidade, que procuraram apoio junto ao prefeito e vereadores, que pediram o adiamento da medida e outros estudos a respeito; a alegação era de que os custos de pasteurização inviabilizariam os negócios. Não sabemos quando ocorreu, mas a medida acabou sendo adotada. 

Na mesma edição daquele jornal, havia mais duas notas a respeito de nossa cidade: a Câmara iria votar uma proposta no sentido de tornar obrigatória a construção de calçadas (passeios) nas ruas pavimentadas. 

Outra nota era a entrega ao público da Rua João Ferrara, que liga a Rua Cica à Rua Bom Jesus de Pirapora. Essa rua era sujeita a frequentes inundações, como mostra a foto abaixo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário