terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

1914 - MANOBRAS DA FORÇA PÚBLICA EM JUNDIAÍ?



O Estado de S. Paulo de 23 de julho de 1914 relatava preparativos para manobras de nossa Força Pública (atual Polícia Militar) - na época, a Força tinha um caráter muito mais militar do que na atualidade - chegou até mesmo a ter aviões de caça e canhões.

A ideia era que os soldados se deslocassem da capital até nossa cidade a pé e aqui se exercitassem - o jornal chamava o deslocamento de "excursão".

O jornal dizia que para preparar a manobra, viria à nossa cidade Eloy Chaves, Secretário de Justiça e Segurança, a quem era subordinada a Força - Eloy tinha fortes ligações com nossa cidade, que são relatadas em outro post. Ele seria acompanhado pelos Coronéis Baptista da Luz, comandante geral da Força Pública e Nerél, do Exército Francês, que fazia parte da Missão que trabalhava para a modernização de nossa Força. 

O jornal falava da formação de uma comissão em nossa cidade para recepcionar as autoridades que viriam a assistir às manobras e dizia também que um grande público era esperado para o evento. 

Não sabemos como o assunto se desenvolveu, mas há notícias que evento desse tipo ocorreu no mesmo ano nos arrebaldes da Capital, o que talvez permita concluir que as manobras não aconteceram em Jundiaí - inclusive consta que as fotos que ilustram este post seriam do referido evento. 



Já as fotos que se seguem, mostram o rancho dos soldados e o almoço das autoridades  - a diferença é "pequena"...



Nenhum comentário:

Postar um comentário