domingo, 14 de janeiro de 2018

1951: SURGIAM AS VILAS DE VECCHI E SÃO PAULO

Em 1951 estava sendo loteada a área que hoje compõe as vilas De Vecchi e São Paulo. 

A área fazia parte da antiga Fazenda Progresso, de que tratamos em post anterior. Essa fazenda pertencera a  Arthur De Vecchi, que nasceu na Itália em 1868 e chegou ao Brasil em 1908, depois de ter vivido alguns anos na Argentina. Ao chegar, instalou-se   no município de Campos, no estado do Rio de Janeiro, onde adquiriu uma usina de açúcar. Transferiu-se posteriormente para Jundiaí, instalando-se em um sítio no bairro da Toca em 1913; ali plantava uvas. 

Em 1918, adquiriu a Fazenda Progresso, próximo à Vila Arens (essa fazenda transformou-se mais tarde na Vila Progresso, partes da qual são as Vilas S. Paulo e De Vecchi), implantando ali, a maior cultura vitícola do país: 360.000 videiras da variedade Seibel 2, numa área de 100 hectares. Era uma propriedade modelar: ali atuava um engenheiro agrônomo (G. Cunha), aplicava-se fertilizantes químicos e eram utilizados equipamentos mecanizados. 

Em 1920, fundou o Estabelecimento Enológico De Vecchi, transformado mais tarde na Companhia Viti-Vinícola Paulista S.A. (1928). A empresa funcionava à avenida Dr. Cavalcanti, ao lado direito de quem vai para o centro da cidade, pouco antes do prédio hoje ocupado pela Receita Federal (ao lado esquerdo da rua). No prédio, hoje demolido, funcionaram a fábrica de refrigerantes Ferraspari e a indústria de bebidas Caldas. 

O anúncio fazia menção a um Estádio Municipal - o que acabou sendo construído  ali foi o estádio da Associação Primavera de Esportes. Há também um exagero: a área não fica a mil metros do centro da cidade, mas pelo menos a quatro mil! Propaganda enganosa sempre existiu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário