domingo, 24 de dezembro de 2017

REVOLUÇÃO DE 1932: RADIOTRANSMISSOR APREENDIDO E PROPRIETÁRIO PRESO

A Electro Metallica era uma indústria mecânica de nossa cidade, fundada em 1913. Situava-se na Rua Barão de Jundiaí nº 1 - na atualidade é difícil conceber uma indústria desse tipo na principal rua de nossa cidade - o anúncio ao lado é de 1936 - a empresa localizava-se onde hoje fica a EE Dr. Antenor Soares Gandra, a "Industrial". 

Seu proprietário envolveu-se em um episódio da Revolução de 1932: a Folha da Manhã de 23 de setembro daquele ano anunciava a apreensão de um aparelho radiotransmissor pertencente a Alberto Klovrza, filho do engenheiro José Klovrza, proprietário da empresa.  Em épocas de conflito, equipamentos como este são vistos como de uso de espiões, o que redundou na apreensão do rádio e prisão de Alberto.

Os combates terminaram em 2 de outubro, mas a manchete daquele jornal, 9 dias antes, eram francamente otimistas do ponto de vista dos revolucionários - mais uma vez, justifica-se o ditado: na guerra, a primeira vítima é a verdade... 

Não temos informações acerca da evolução dos fatos, mas consta que em 1945 Alberto Klovrza, "de nacionalidade tcheca nascido na Alemanha em 12 de Abril de 1911", obteve a cidadania brasileira - constam como seus pais José Klovrza e Maria Olga Klovrza.

Em 6 de abril de 1941, a imprensa da capital noticiava que Klovrza doara à Prefeitura uma área de terreno destinada "à abertura de uma nova rua que porá a rua Barão de Jundiahy em comunicação com a rua Major Sucupira, em frente ao "belvedere" - esse belvedere (mirante) é o alto do Escadão e a nova rua, situada entre a escola e a Pinacoteca, tem o nome de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário