terça-feira, 27 de junho de 2017

FAZENDAS DE JUNDIAÍ NO SÉCULO XIX

Affonso Escragnolle de Taunay (1876-1958), filho do Visconde de Taunay, de quem já falamos neste blog, foi um dos nossos grandes intelectuais: engenheiro de formação, foi historiador, professor da USP, biógrafo, diretor do Museu do Ipiranga - entre suas obras, está a "História do café no Brasil", em onze volumes. Nossa cidade é mencionada nessa obra, com informações bastante interessantes sobre nossa produção de café e açúcar em meados do século XIX, que também já foi objeto de outro de nossos posts; à época, o açúcar ainda era nosso produto mais importante.  

Reproduzimos aqui trechos do terceiro volume de sua obra, dando conta de que tínhamos 64 fazendas de café e 20 destilarias; 298 proprietários rurais e 27 senhores de engenho, com 1.143 escravos. 

A obra relaciona as principais propriedades e seus donos, com o número de escravos que cada um detinha. É interessante notar que o proprietário do maior número de escravos era um plantador de algodão. Pelos nomes das fazendas fica difícil identificar onde ficavam, exceto talvez "Monte Serrate", na atual Itupeva. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário